Ensaio Pré-Wedding
Dicas para deixar seu ensaio ainda melhor!

Ensaio fotográfico pré-wedding | Dicas para deixar seu ensaio pré wedding ainda melhor.

Mais de 10 anos de experiência como fotógrafo de casamento, me trouxe a vivência de centenas de ensaios fotográficos. Lindas locações (nome que se dá aos locais escolhidos para realização do ensaio pré-wedding) e muitas outras situações na questão do planejamento, que gostaria de compartilhar com vocês.

Dicas valiosas, que apesar de muitas vezes simples, passam despercebidas para alguns casais e causam muitas vezes sérios transtornos na realização do ensaio pré-wedding.

Previsão do tempo

Posso dizer que o primeiro passo para realização de um ensaio fotográfico, é com certeza, na escolha certa da data para o ensaio. Aí talvez você possa dizer: É só marcar uma data disponível para o casal e fotógrafo e pronto! E eu digo que está aí o primeiro erro comum. A melhor maneira de escolher a data para realização do ensaio é com um olho no calendário e outro na previsão do tempo. Esse cuidado não pode faltar.
Marcar uma data definitiva para o ensaio com muita antecedência sem um monitoramento constante da previsão do tempo, conforme vai se aproximando a data do ensaio, pode causar frustração aos noivos em relação ao resultado final. A não ser que haja um desapego a esse respeito, o que na maioria dos casos não há.

ensaio fotográfico pré-wedding

Gastos desnecessários com a parte de produção, cabelo maquiagem da noiva, deslocamento e até mesmo um pedido de dispensa no trabalho, poderá trazer uma frustração maior se o dia não estiver tão bom assim, refletindo no resultado fotográfico do ensaio.

O ideal neste caso é fazer um pré agendamento da data com confirmação na semana do ensaio ou ainda melhor, 24 horas da realização do ensaio, onde o índice de acerto da meteorologia é maior. (Salvo o período de verão, ao menos aqui na grande Florianópolis, que o difícil é a meteorologia acertar). Caso do dia da foto acima.

ensaio fotográfico pré-wedding

Não que a chuva seja um elemento não grato em parte de um ensaio fotográfico, vejo a chuva como mais um elemento que pode sim, ser explorado com muita poesia e romantismo para fotos. Porém em um dia inteiro de chuva, acaba se tornando um elemento limitador e não trás a diversidade de imagens que seu fotógrafo possa pretender a vocês. Além de todo cuidado extra com a maquiagem e cabelo da noiva, para não suar e o friz no cabelo, por causa de toda uma umidade no ambiente que um dia chuvoso trás. Limitasse as poses sentadas do casal, por exemplo na grama, que estará molhada ou qualquer outra superfície externa e exposta a chuva.

Da mesma forma acontece com um dia todo encoberto com nuvens no sentido de diversidade de tipos de luz diferentes para composição de uma linguagem mais rica. É com certeza um elemento menos limitador que a chuva, porém se o fotógrafo dispõe somente da luz natural, tanto pela falta do equipamento de iluminação, estilo de fotografia, ou até mesmo não gostar da luz artificial, como a de flash e/ou leds. A luz de um dia nublado é um tanto “monótona”. Menos cores, menos contraste, menos volume na fotografia, menos possibilidades de criação ao fotógrafo. E quem acaba perdendo mais com isso com certeza é o casal de noivos.
Um dia perfeito, na questão da iluminação natural, e particularmente para mim; com certeza um dia de sol entre poucas nuvens. (Desde que essas nuvens não estejam tampando o pôr-do-sol não é verdade?).

Pois a variação de luminosidade, intensidade, trás a possibilidade ao fotógrafo de explorar diversas outras técnicas, que podem ser aplicadas, trazendo ainda mais riqueza para as fotografias. Ficando ao encargo do fotógrafo de casamento segundo sua expertise e criatividade.
Claro que se der aquela chuva no final do ensaio, com um elemento extra e de quebra um lindo arco-íris; com toda certeza do mundo que eu não ficaria triste. Rsrsrs

Escolhendo as roupas para o ensaio

Por algumas vezes já me deparei com alguns casais de noivos, que trouxeram ao ensaio uma quantidade excessiva de roupas. Com a expectativa de usar todas elas. E nada contra termos uma quantidade maior de roupas como opções para que possamos escolher juntos, inloco, as melhores opções usar para o ensaio. Isso de certa forma é bom! Porém para os noivos, acaba se gerando um custo desnecessário e a decepção de não ter usado no ensaio todas as roupas compradas/escolhidas. Pois muitas vezes vejo que os noivos investem em roupas novas para usar no dia do ensaio, sem antes buscar alguma orientação ao seu fotógrafo; no que tange o que ele está pensando e sobre quais roupas e cores combinariam para sessão fotográfica, para que possa trazer mais harmonia entre os noivos e a locação escolhida e  a expectativa do casal para o ensaio pré-wedding.

O ideal é que a escolha das roupas para o ensaio seja uma decisão tomada em acordo entre as partes envolvidas. Pois há sempre um alinhamento entre as expectativas do casal e aquilo que realmente dá certo no dia do ensaio.

E aqui vão mais duas regrinhas básicas para harmonizar o figurino para o ensaio.

 – O menos é mais. Vista-se de forma harmônica com seu par. E essa função eu deixo com você mesma noiva, que tem, normalmente em via de regra, muito mais aptidão para essa função. Se ainda sim tenha dificuldade converse com seu fotógrafo, mantenha sempre contato com ele, pela experiência ele poderá te ajudar bastante nesta questão.

Já pensou!? Não adianta a noiva estar linda e maravilhosa com uma roupa superbacana e ao lado dela, o noivo de bermuda, camisa estampada de sua banda de rock favorita e chinelo Havaianas. (E digo que essa situação já aconteceu viu rsrsrs).

E gostaria de explicar o porquê que o excesso de trocas de roupa, pode atrapalhar seu ensaio. Tudo está na concepção do foco do ensaio. Se este ensaio fosse um ensaio focado em moda e/ou uma coleção primavera/verão outono/inverno, ok sem problema algum, pois o foco principal é a roupa. Mas o foco aqui é outro, o foco é justamente no casal e suas interações. Sua cumplicidade, seu estilo de como levam as coisas cotidianas do dia-a-dia e/ou ainda no seu amor um pelo outro e suas formas de demonstração deste romantismo.

Alguns desses elementos descritos acima, que encontro nos casais e que fazem toda a diferença para que o ensaio fotográfico possa transmitir mais emoção às imagens. Que conte com propriedade o que o casal realmente é, e que para quem está vendo a foto, seu espectador, possa sentir desde a atmosfera ao que o casal estava experienciando naquele momento da foto. Algo muito mais profundo do que simplesmente o vestuário do casal. (Esta é minha opinião baseado em centenas de casais que já fotografei em ensaios fotográficos de casais).

A troca excessiva de roupas no ensaio, pode (e geralmente acontece) uma quebra no clima entre o casal. Em algumas vezes este clima é algo que vai sendo construído e catalisado pela direção do fotógrafo. Ou ainda, em outras palavras. Já existe o sentimento no casal, o fotógrafo só precisa saber como acessa-lo, e fazer com que eles, os noivos, possam externa-lo. Para que aí sim, o fotógrafo possa registrar esse momento, trazendo ainda mais riqueza e significância as fotos.

Quantas e quantas vezes me deparei com casais que diziam que eram tímido e/ou não gostavam de fotos (Principalmente o noivo), mas com a direção certa pude captar a melhor versão deles para o ensaio. Surpreendendo-os com o resultado e mostrando fotos deles que nunca antes haviam sido apresentadas até então.

E digo ainda mais, se pudesse catalogar os casais, esse é um “tipo” de casal onde os resultados são muito satisfatórios. Pois são mais fáceis de dirigir, não existindo vícios de poses, já pré-concebidas em suas cabeças, o casal está limpo daquelas poses de cartão postal em pontos turísticos, que já são poses bem manjadas. O fotógrafo tem somente que trabalhar a direção.

O Ensaio analisando por outro prisma,  trás parte importante da história do casal. Momentos que devem ser prazeroso para que possam, o casal, recordar com carinho, dessas poucas horas de fotografias e que se gostarem passam realmente muito rápido.
Para que o casal possa olhar o resultado final e material do ensaio e que todos os seus sentimentos daquele momento possam eclodir novamente em suas memórias trazendo as mesmas emoções primeiras daquele exato momento da imagem vista. 

E podem acreditar as fotografias, neste caso, têm esse poder.

Duração do ensaio, Luz disponível e energia/disposição do casal.

 Outro ponto fundamental que devemos levar em conta para realização de um ensaio pré-wedding é a questão da duração do ensaio, tempo de luz boa* disponível e disposição/energia disponível para o casal fotografar. Com certeza esses 3 elementos andam juntos todo ensaio então um bom fotógrafo saberá administra-los bem.

*Luz que o fotógrafo julga adequada para imprimir ao seu estilo fotográfico e/ou pretendido para a sessão fotográfica com o casal.

Normalmente um ensaio pré-wedding, leva em média de 3 horas de duração.

Pois 2 são os motivos:

relogio-de-bolso

A luz natural disponível

– O primeiro é porque a para a maioria dos fotógrafos de casamento que conheço e acompanho e também para mim, a luz das 3 primeiras horas do dia ou das 3 últimas horas do dia corroboram para alcançar uma iluminação natural mais adequada para esse momento.

O posicionamento do sol entre 45 e 60 graus é uma fonte de luz perfeita, para iluminar os assuntos, sejam ele em retratos ou composições; sejam estes com a luz do sol utilizando-se como uma luz de preenchimento, recorte lateral ou contraluz. Em uma luz de natureza direta e dura, difusa, rebatida, ou ainda uma combinação das anteriores. Podendo assim realizar uma diversidade de estilos de iluminação enriquecendo com diferentes tipos de técnicas de iluminação a fotografia do dia do ensaio.

Quando o sol está um pouquinho mais baixo entre 30 graus até a linha do horizonte, além de um recorte lateral através do posicionamento do sol, causando sombras mais “pesadas” no outro hemisfério do rosto do retratado, tendo assim a possibilidade de alcançar mais volume para a fotografia e mais dramaticidade a cena.

Ou até mesmo lindas e poéticas silhuetas do casal, ou até mesmo fotos com esse cenário de um pôr-do-sol e um flash iluminando o casal. Seja com um preenchimento, recorte lateral ou ainda uma linda contraluz.

Esses são apenas alguns poucos exemplos de como poderia o fotógrafo empregar sua luz para o enriquecer, seja ele para retratos ou compondo com o ambiente.

Low Battery – Cansaço chegando

– O segundo motivo para que o ensaio transcorra neste período de até 3 horas é o fator humano limitador do cansaço.

Em um ensaio que tudo transcorra bem, onde os noivos estão bem à vontade, de forma leve e espontânea, respondendo bem ao tipo de direção fotográfica, que seu fotógrafo escolheu adotar, e sendo este o mais eficiente para a ocasião. Há sempre um gasto de energia, seja ela físico ou motivacional (no sentido de estar motivado para continuar) para o momento, é muito grande.

E quando falo que normalmente são 3 horas de ensaio, não sou eu quem está estipulando horários, coisa e tal. Mas é um período que eles normalmente acontecem, sem a perda acentuada de qualidade do material humano. Neste caso os noivos. E aqui estou me referindo especificamente a casal de noivos. E não modelos profissionais que já estão acostumados a fotografar o dia todo.

Ensaio pré-wedding – Como ele transcorre na sua maioria

O casal, no inicio do ensaio está tímido e ansioso, analisando também o que o fotógrafo está fazendo. Um misto de expectativas e ansiedade. E claro, a confiança é algo que é construída desde a primeira conversa com o casal, mas neste dia é o dia decisivo, onde tudo acontecerá ou não conforme o casal gostaria e suas expectativa serão respondidas de fato.

O fotógrafo dá suas primeiras direções ao casal e passamos aqui por uma fase de conhecimento mutuo e construção de confiança. De um lado o fotógrafo dirigindo o casal e avaliando qual o melhor estilo de direção deverá adotar, segundo as respostas positiva ou não dos resultados alcançados. E do outro o casal, que está esperando aquela, super foto ou ainda uma imagem daquele momento que possa justificar o investimento no seu fotógrafo.

Passada essa fase, o fotógrafo já mostrou algumas fotos para o casal (o que ajuda e muito ao casal ter mais confiança no resultado do ensaio) eles já estão mais a vontade e a direção fotográfica já eleita pelo fotógrafo já começa a trazer melhores resultados para suas fotos. Como um dos elementos mais pré-ponderantes para o sucesso de um ensaio. Esta leitura do fotógrafo as respostas verbais e não verbais do casal é fundamental para isso. E isso ocorre normalmente, após os primeiros 20 e 30 minutos de ensaio.

Depois do casal estar mais solto no ensaio, caminhando, posando, pulando, brincando, rindo, sorrindo, gargalhando, beijando e se divertindo até mesmo com essa situação de serem fotografados. De fato interagindo entre si e até mesmo com o fotógrafo. 

Algo que é fora do cotidiano do casal. O envolvimento deles gradativamente vai aumentando, conforme o tempo passa. E normalmente após 2 horas e 2 horas e meia, o casal já gastou praticamente todas as suas energias e com isso o rendimento do ensaio também começa a cair. Mas aí, já fizemos fotos lindíssimas no ensaio e garantimos que a expectativa do casal já se tenha sido atingida.

Sempre falo aos noivos e repito aqui: Vocês são a matéria prima fundamental para que as fotos fiquem ainda mais belas. Então preciso que vocês não façam de conta, mas façam como vocês realmente são, do jeito de vocês o que dou é somente sugestões em uma direção mais leve e cheia de brincadeiras. 

E digo ainda mais, peso para que os noivos esqueçam o termo “ensaio pré-wedding” e falo que na verdade vamos fazer um passeio. Apenas isso! E eu estarei lá para registrar esse momento que é dos dois. Que eles não devem se preocupar com nada apenas em ser feliz. As fotografias, essas deixem comigo. A preocupação é minha.

Com isso tiro toda a responsabilidade do casal sobre seus ombros e coloco nos meus. Assim o resultado sai bem melhor e normalmente os noivos ultrapassam as sugestões e fazem o que também estão com vontade de fazer. Como por exemplo, sai um beijo sem eu pedir, um abraço, uma brincadeira espontânea dentro da cumplicidade/intimidade que o casal já tem. E eu incentivo. Isso é ótimo! Quando chegamos nesse ponto estamos pegando não somente uma imagem do casal, mas a essência deles e isso transparece nas fotografias.

Deixe as preocupações em casa ou no trabalho, menos no ensaio.

Deixe tudo que possa atrapalhar, como compromissos posteriores ou problemas anteriores que terá que resolver depois do ensaio em casa e/ou no trabalho.

Este é realmente um momento do casal. Então quando há uma interrupção no meio do ensaio por um telefonema ou até mesmo uma mensagem no WhatsApp, já aconteceu do(a) noivo(a) simplesmente desconectar do restante do ensaio pois a cabeça não estava ali, estava somente de corpo presente.

Ou seja, não consegue resolver o problema que veio procura-lo(a) e nem fazer o ensaio como deveria ser feito. Não está em um lugar nem no outro.

E digo, o fotógrafo por mais experiente que seja, não faz milagres. Ele precisa de vocês presentes, tanto quanto seu próprio equipamento e habilidades para o dia. Fotógrafo registra a realidade, no máximo catalisa até chegar lá. Mas nunca cria uma realidade que não existe ou que convém ao casal. A realidade sempre aparece, seja ela qual for.

Algo que pode vir a atrapalhar o ensaio é também uma outra pessoa que vai ao ensaio, sem uma função pré-definida. Uma razão pela qual justifique sua presença. Como por exemplo, cuidar do pet do casal, algumas vezes cuidar do filho pequeno quando há, ou ainda ajudar com sugestões na escolha do figurino, etc.

Essa pessoa, sem uma função que vai apenas assistir o ensaio, pode muitas vezes mesmo sem intensão, inibir o clima de romantismo do casal.

Pense, já é difícil para muitos casais se soltarem na frente do fotógrafo com uma câmera (que com certeza é um instrumento que inibe por si só a naturalidade do momento do casal), mesmo que  ele, o fotógrafo, tenha uma direção leve, descontraída e cheia de brincadeiras muitas vezes (quando necessário). Imagine agora com publico! Imaginou?

Há uma séria de julgamentos que passam pela cabeça dos noivos das pessoas que estão ali assistindo. Bem diferente que os mesmo só tivesse vendo o resultado final que são as fotos.

O fotógrafo precisa muitas vezes somente do casal em cena, sem ninguém por perto, pois ele está construindo essa atmosfera de romantismo através de sua direção. E muitas vezes basta um olhar diferente de um terceiro na cena ou uma risadinha inconveniente para que o clima construído até aquele momento entre o casal se quebre e  já não se sinta mais à vontade para fotografar.

E quando há essa quebra no clima no ensaio, na atmosfera ideal e por mais vezes, isso acaba causando um desgaste.

Por isso, noivos… Mostrem o resultado, as fotos e causem muito mais impacto neste momento lindo e maravilhoso que é o seu ensaio pré-wedding.

Gostou?
Inspire outras noivas
e Compartilhe!

Veja Também

WhatsApp: +55 48 99907-2441

Instagram

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

By Kovacs

Copyright © 2023. All rights reserved.